O que é o Fortics?

O Fórum de Tecnologia, Inovação e Ciências do Piauí (FORTICs) que tem como objetivo integrar academia, empresas, instituições representativas, poder público e sociedade civil, para que juntos possam debater e construir políticas públicas de fortalecimento ao desenvolvimento socioeconômico do Piauí, impulsionadas pela indústria criativa e o nascimento de negócios inovadores.

POR QUE IR AO EVENTO?

Único fórum no Piauí voltado a debater a construção de políticas públicas direcionadas a Inovação, Ciência e Tecnologia, que servem de ferramenta para implementar mudanças progressivas na sociedade. Por meio dessas políticas, o governo pode estabelecer diretrizes e providenciar recursos necessários para alcançar tanto objetivos específicos quanto amplamente definidos.

A Arena das Startups trará ao público uma oportunidade de conhecer novos conceitos e soluções para o mercado público e privado, desafiando modelos já existentes e inserindo tecnologia e inovação em produtos e serviços que melhoram a vida das pessoas. Oportunidade para conhecer mais sobre o Programa de Aceleração de Startups no Piauí.

As novas tecnologias digitais são uma realidade em diferentes setores da sociedade, inclusive para a gestão pública. A digitalização de serviços e o uso da tecnologia nos setores públicos pode contribuir para: acelerar e simplificar processos para a população; facilitar o trabalho das secretarias municipais; e, ajudar na captação e organização de dados.

Políticas públicas que incentivam a inovação ajudam a estimular a competitividade das empresas, bem como a criação de novas tecnologias e produtos, o que leva a novos mercados, novas fontes de emprego e crescimento econômico. Um dos pontos nesta construção é debater como as universidades podem apoiar na consolidação destas ações de promoção a inovação e apoio ao desenvolvimento socioeconômico.

NOSSA PROGRAMAÇÃO

08h00 – 08h20

Acolhida do Público.

08h20 – 09h00

Abertura Oficial

Formação de mesa de autoridades e falas.

09h00 – 09h45

A Importância das Associações para a Inovação Pública.

Com o convidado Sr. Marcos Vasconcelos Costa, Diretor Executivo do Inovase - Instituto de Inovação de Sergipe.

Apresentação
09h45 – 10h00

Pitch Case

Startups Higia Health, Atend e Cerurb.

10h00 – 10h45

Geração Startup: como a inovação aberta pode acelerar a solução de problemas.

Com o convidado Sr. Fernando Neto, Head de Operações da Inova@biz, atuando no Programa de Aceleração do Governo do Estado do Piauí, Startup Piauí.

Apresentação
10h45 – 11h00

Pitch Case

Startups TRON, Foco Smart e CajuTec.

11h00 – 11h45

O papel das Universidades na Construção de Políticas Públicas.

Sr. Josenildo Souza, professor e pesquisador da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).

Apresentação
11h45 – 12h00

Pitch Case

Startups Escritha, Programe.io, AlôChat e ZipMap.

12h00 – 14h00

Intervalo para Almoço

14h00 – 14h45

Implantação do SandBox Regulatório no Município de Teresina.

Com o convidado Sr. Iran Felinto, Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Teresina-PI.

Apresentação
14h45 – 15h30

Fomento à Inovação com o Programa Inova Sobral.

Com o convidado Sr. David Mendes, gerente de Gestão da Inovação da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico do Município de Sobral-CE.

Apresentação
15h30 – 16h15

Inovando na Administração Pública: Casos de Sucesso implementados pela Fundação CITINOVA da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Com a convidada Sra. Ana Maia, Diretora de Inovação e Economia da Criatividade da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza CITINOVA.

Apresentação
16h15 – 17h30

Painel Políticas de Fomento à Inovação.

Com os convidados, Sr. Christian Roos Paz, diretor de Inovação da Investe Piauí, Sr. Ellen Gera, presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí, Sr. João Xavier da Cruz Neto, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí e o Sr. Francisco Feliphe Araújo, diretor-presidente da Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí.

Mediação: Sr. Bringel Filho, coordenador do Espaço Thech.

17h30 – 19h00

Visita Técnica ao Tech Export Hub, na ZPE de Parnaíba

Coquetel de Encerramento

Local: Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar)
Auditório Oeste, Setor Norte, CCS, Bloco C, 4° andar

NOSSOS PATROCINADORES

Patrocinador OURO

Patrocinador PRATA

Patrocinador BRONZE

NOSSOS PARCEIROS

APOIO INSTITUCIONAL